12/07/2023 às 10h29min - Atualizada em 12/07/2023 às 10h29min

Ciclone extratropical e frente fria podem passar pelo litoral do Rio

Ao longo da quinta, o ciclone irá avançar para alto mar

Redação
Foto: INMET
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alerta que está mantida a previsão de formação de um ciclone extratropical sobre o Sul do Brasil. Este sistema irá se configurar no decorrer desta quarta-feira (12) sobre o continente, intensificando os ventos ao longo do dia sobre grande parte da Região Sul, com rajadas que podem superar os 80 km/h. Na faixa litorânea do Rio Grande do Sul, as rajadas devem ser ainda mais intensas, podendo superar os 110 km/h em alguns pontos (figura 1).

Na madrugada/manhã da quinta-feira (13), o ciclone irá se deslocar em direção ao litoral gaúcho e as fortes rajadas de vento irão atingir o sul, a faixa leste e serra do Rio Grande do Sul, além da região serrana, sul e leste de Santa Catarina, podendo superar os 115 km/h em alguns pontos destas áreas (figura 2a).

Ao longo da quinta, o ciclone irá avançar para alto mar. Com isso, os ventos mais intensos devem se concentrar entre o litoral norte do Rio Grande do Sul até o litoral do Paraná e, ainda, se intensificar sobre o litoral de São Paulo e litoral sul do Rio de Janeiro. Essa situação deve se manter até a sexta-feira (14). 

Entre a noite da quarta-feira (12) e a sexta-feira (14), há previsão de ressaca na faixa litorânea entre a Região Sul e Rio de Janeiro, para mais detalhes das condições marítimas acessar: www.marinha.mil.br.


Fonte: INMET
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://maiscampos.com.br/.