17/07/2023 às 14h40min - Atualizada em 17/07/2023 às 14h40min

Aberta inscrição para curso de Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Ambiental

Curso será ofertado pelo Campus São João da Barra em parceria com a Reserva Caruara

Redação
Foto: Divulgação
A partir de uma parceria inédita entre o Instituto Federal Fluminense e a Reserva Caruara, o Campus São João da Barra abriu inscrições para o Curso de Formação Inicial e Continuada em Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Ambiental.

O curso, que será desenvolvido de forma presencial com aulas ocorrendo alternadamente no IFF Campus João da Barra e na sede da Reserva Caruara, visa formar profissionais aptos a conduzir ou apoiar a condução de visitantes em atrativos turísticos naturais locais, orientando e interpretando os aspectos ambientais e socioculturais característicos dos mesmos, além de contribuir com mão de obra local qualificada e conectada com ampliação de oportunidades relacionadas ao turismo sustentável gerados na região.

"A restinga é um ecossistema de grande importância ecológica, abrigando uma rica biodiversidade de fauna e flora, incluindo espécies endêmicas. No município de São João da Barra, encontra-se a maior unidade de conservação privada de restinga do país, a RPPN Caruara. Portanto, o Curso FIC de Condutor de Turismo em Unidades de Conservação, oferecido pelo IFFSJB em parceria com a Reserva Caruara, é uma oportunidade para promover a formação de condutores de turismo locais qualificados, que conheçam a importância socioambiental da restinga e possam promover a conscientização sobre a preservação desse ecossistema.", explica Fernanda Vidal, professora de Biologia e coordenadora do curso.

Durante o curso, com carga horária total de 204 horas, os alunos terão aulas sobre o território e meio ambiente, além de visitas técnicas e aulas de campo na própria Reserva Ambiental. A previsão é que o curso tenha início já no dia 14/08/2023. As aulas ocorrerão em até quatro dias semanas, preferencialmente no turno da tarde.

Neste processo seletivo serão disponibilizadas 30 vagas. É necessário que o candidato tenha no mínimo 16 anos e o Ensino Fundamental completo. Os interessados em se candidatar devem comparecer na sede da Reserva Caruara, no período de 18 a 27 de julho, entre as 13h30 e 16h30, levando seu documento de identidade, CPF e comprovante de conclusão do ensino fundamental. Para saber mais acesse o edital do processo seletivo.

A seleção dos candidatos aprovados será por sorteio eletrônico a ser realizado no dia 31 de julho, às 18h, com transmissão pelo Canal Oficial do Campus São João da Barra no YouTube. O resultado da classificação final será divulgada no dia 1º de agosto.

Os candidatos sorteados devem comparecer entre os dias 2 e 4 de agosto no Campus São João da Barra para efetuar a matrícula no curso.

Todas as informações podem ser acompanhadas no Portal de Seleções.

O candidato que apresentar dúvidas relacionadas ao processo poderá enviar e-mail para: [email protected] ou mensagem via aplicativo WhatsApp para o telefone: 22 99218-8448.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://maiscampos.com.br/.