01/08/2023 às 09h41min - Atualizada em 01/08/2023 às 09h41min

Obras do Terminal Portuário de Macaé terão início em 2024

Os investimentos serão em torno de R$ 5 bi em três anos

Redação
Foto: Divulgação
Investimentos de R$ 5 bilhões na primeira fase das obras de infraestrutura e geração de cerca de 14 mil empregos diretos e indiretos, incluindo o período de construção e a fase de operação – como destaca a matéria da Carta da Indústria da Firjan. Esses são os primeiros números referentes ao Terminal Portuário de Macaé (Tepor), que deve começar a ser construído no primeiro semestre de 2024, segundo estimativa do Grupo Vale Azul (GVA), responsável pelo projeto que vai contribuir para o bom desempenho econômico da região.

"Macaé já vem se destacando na geração de empregos, com saldos positivos consecutivos desde o auge da pandemia, em setembro de 2020. E o Tepor vai elevar ainda mais esse patamar já em sua construção e posteriormente na operação do terminal. Somado ao Porto do Açu e a outras obras de infraestrutura como a EF-118, a região norte fluminense se tornará um dos maiores atrativos nacionais para os setores de energia, logística, agropecuária e outros", comemora Francisco Roberto de Siqueira, presidente da Firjan Norte Fluminense.

A declaração de Terminal de Uso Privado (TUP), concedida pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), foi a última etapa para que fosse possível a implantação do empreendimento. Localizado na capital nacional do petróleo, o novo Terminal de Macaé fortalece a infraestrutura local, voltada para o atendimento ao mercado offshore, com movimentação de carga de óleo, entre outras atividades. 

Segundo Hugo Crespo, diretor de Desenvolvimento de Negócios do GVA, as operações comerciais do Tepor devem ter início até o final de 2026. "Em setembro de 2021, o GVA celebrou um acordo com a Eneva, que passou a ter exclusividade sobre o desenvolvimento dos terminais portuários do Tepor. Esse investimento inicial compreende as obras de infraestrutura, assim como as instalações acessórias, vinculadas principalmente ao setor de midstream de gás natural. As principais operações previstas nos terminais do Tepor são: movimentação de petróleo, de gás natural liquefeito (GNL), líquidos de gás natural (GLP e C5+, que é a parte líquida do gás), combustíveis claros e escuros (diesel, gasolina, MgO − óxido de magnésio)", explica.

Crespo esclarece que as operações de apoio offshore devem ocorrer com mais intensidade conforme o retorno das atividades de exploração dos diferentes campos exploratórios de petróleo. Além disso, o projeto prevê atividades de processamento de gás natural e liquefação de gás em pequena e larga escalas. 

 
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